29 09 2015
Periscope replay: 3 importantes lições que eu aprendi com o livro “Do The Work” (Steven Pressfield)
Algumas semanas atrás eu acabei de ler o livro “Do the Work“, do Steven Pressfield. Para quem não conhece, o Steven Pressfield é o mesmo autor do livro “A Guerra da Arte” (atenção, não é o Arte da Guerra de Sun Tzu, hein!).
Como achei o livro muito interessante, resolvi fazer uma transmissão no Periscope com as três importantes lições que eu aprendi com esse livro. Confira abaixo o replay, que está disponível no meu canal do Youtube:
Lição 1: A resistência é o seu maior inimigo
Sempre que você tenta alcançar um próximo nível na sua vida pessoal ou profissional, a primeira coisa que acontece é a resistência. Não fique triste, ela acontece com todo mundo! Acontece comigo, com você e até com as pessoas que mais têm sucesso no mundo. O grande truque é saber que a resistência está surgindo e combate-la com todas as forças que você tiver.
Quer um exemplo de resistência? Semanas atrás, quando eu estava para fazer a minha primeira transmissão no Periscope, a resistência começou a bater com força. Eu pensava: e se ninguém entrar para assistir a transmissão? Outro pensamento era: poxa, eu preciso sem falta de um microfone externo e um tripé para o celular. Sabe o que é isso? Pura resistência! Eu sei que as transmissões no Periscope ajudarão a melhorar a minha marca, mas, como eu tenho medo, comecei a arrumar um monte de desculpas. Nesse caso, felizmente consegui deixar de lado a resistência e comecei a fazer as transmissões assim mesmo. O que eu pensei foi: qual é a pior coisa que pode acontecer? E como todas as opções não eram o “fim do mundo“, consegui vencer a resistência nessa situação.
Lição 2: Divida o trabalho em começo, meio e fim
Além de dividir o trabalho em começo, meio e fim (lição básica que aprendemos desde cedo nas nossas vidas), é importante que comecemos primeiramente do final, visualizando aonde queremos chegar. Depois, voltamos para o começo e seguimos o rumo natural do projeto. Além disso, é importante não ficar inventando muita “firula” no começo do projeto. Essa etapa é a hora de produzir, produzir, produzir. E só depois, umas duas vezes por semana, validar o que você está fazendo.
Lição 3: Just ship it!
De que adianta gastar tanto tempo chegando no finalzinho do projeto se você não entrega? Se você não entregar o seu produto, você terá jogado no lixo todo o tempo que você investiu no desenvolvimento, e tempo é a única coisa que não conseguimos recuperar na vida! Uma vez que o tempo passou, não dá para voltar atrás!
Um trabalho de qualidade intermediária 100% finalizado e entregue vale MUITO MAIS do que um trabalho perfeito 99% finalizado. Portanto, pare de gastar tanto tempo tentando fazer com que o seu produto fique perfeito e, just ship it!
Me siga no Periscope!
Eu ficaria muito, mas muito, feliz se você me adicionasse no Periscope e tentasse acompanhar as minhas transmissões ao vivo. Seria muito legal se pudéssemos trocar uma ideia sobre os assuntos que eu apresento nessa plataforma que eu estou experimentando. Amanhã acontece a minha próxima transmissão, onde eu vou mostrar para você como aumentar a sua produtividade utilizando a Técnica Pomodoro. Me siga lá e acompanhe ao vivo: @andrealveslima.
Até a próxima!
André Lima
Como retornar XML em Controllers do ASP.NET Web API? Impressão direto na impressora com C#
[…] e finalizar as tarefas que você inicia), é bem menor e mais tranquilo de ler. Eu até já fiz um resumo dele uns tempos atrás aqui no site. Se você se interessa por esse assunto, recomendo muito mais o livro “Do the Work” do […]