10 09 2014
Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013
Olá caro(a) leitor(a)!
Um fato que não consigo entender com facilidade é que, todos os meses, o post mais lido do meu blog sempre acaba sendo um post de 2010 sobre agrupamentos simples no Report Viewer do Visual Studio 2010. Levando em conta essa estatística, achei pertinente abordar de vez em quando o assunto “relatórios” em posts aqui no blog. Portanto, hoje quero falar um pouco sobre o suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013.
Muitos não sabem, mas, desde a primeira versão do Visual Studio até o Visual Studio 2008, o Crystal Reports vinha integrado ao produto. A partir do Visual Studio 2010, o Crystal Reports passou a ser distribuído para usuários do Visual Studio como um download separado. Esse download é disponibilizado hoje em dia pela empresa que é a atual mantenedora do Crystal Reports, a SAP.
Até pouco tempo atrás (final de Junho de 2014), não existia suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013. Só era possível trabalhar com Crystal Reports no Visual Studio 2012 ou anterior. Com o Support Pack 9 do Crystal Reports para Visual Studio, o suporte ao Visual Studio 2013 foi adicionado. Na data de escrita desse post, a versão atual era o Support Pack 10.
Edit: em fevereiro de 2017 eu gravei um vídeo mostrando como ativar o Crystal Reports no Visual Studio 2015. O processo é basicamente o mesmo. Confira o vídeo aqui:
Adicionando o Crystal Reports ao Visual Studio 2013
Para instalar o Crystal Reports no Visual Studio, basta ir até a página de downloads da SAP e baixar o instalador. Infelizmente, a edição Express do Visual Studio não é suportada, ou seja, você precisa ter o Visual Studio Professional ou superior para se beneficiar do Crystal Reports. É importante notar que, na máquina do desenvolvedor deve ser instalado o “Install Executable“, e nas máquinas clientes deve ser instalado o “MSI 32 Bit” ou “MSI 64 Bit“, dependendo da arquitetura do processador:
Criando relatórios com o Crystal Reports do Visual Studio 2013
Após instalar o “Install Executable” na máquina do desenvolvedor com o Visual Studio 2013, você verá que uma nova opção chamada “Crystal Reports” aparece na categoria “Reporting” da tela “Add new Item“:
Ao adicionar um relatório do Crystal Reports, você pode escolher entre as opções de utilizar o Wizard, criar um relatório em branco ou abrir um relatório existente para editá-lo:
O designer do Crystal Reports é exatamente o mesmo desde as versões mais antigas:
Utilizando o Crystal Report Viewer no Windows Forms
Utilizar o viewer do Crystal Reports no Windows Forms é extremamente fácil, uma vez que o componente é instalado automaticamente na Toolbox do Visual Studio:
Utilizando o Crystal Report Viewer no WPF
Já no WPF, o processo é um pouco mais complicado. Curiosamente, o componente não é adicionado automaticamente na Toolbox do Visual Studio, portanto temos que adicioná-lo manualmente. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse na categoria “General” na Toolbox do Visual Studio e escolher a opção “Choose Items“:
Na tela “Choose Toolbox Items“, vá até a aba “WPF Components“, procure pelo item “CrystalReportsViewer” e marque a caixa de opções para que esse item seja adicionado à Toolbox:
Feito isso, você só precisa arrastá-lo diretamente para dentro do bloco XAML onde você quer que o viewer seja adicionado:
Além do Report Viewer da própria Microsoft, o Crystal Reports é uma excelente opção para a geração de relatórios com o Visual Studio, caso você tenha a edição Professional ou superior. Agora que já sabemos como adicioná-lo ao Visual Studio, no futuro escreverei ocasionalmente sobre esse tema também.
Se você quer ficar por dentro das novidades do meu site, inscreva-se e receba um e-mail todas as sextas-feiras onde falo sobre os posts da semana, o tema da próxima semana e também um pouquinho da minha vida pessoal quando pertinente.
Até a próxima semana!
André Lima
Habilitando o desenvolvimento de Windows Store Apps em VMs no Microsoft Azure Dica rápida: Desabilitando as animações em uma apresentação do PowerPoint
André, boa tarde !
E como funciona a questão de licença do Crystal Reports ? Sabe me informar ?
Minhas dúvidas:
1) Se eu instalar em casa posso usa ? (Sem estar sendo ‘pirata’)
2) Se trabalho em empresa que não vende softwares, mas utilizar o Crystal para desenvolver suas aplicações, a licença é autorizada ?
Agradeço,
Ricardo.
Americana-SP.
Olá Ricardo! Primeiramente, obrigado pelo comentário!
De acordo com o site de suporte do Crystal Reports, ele pode ser utilizado comercialmente. Confira: http://scn.sap.com/thread/3640812
E, como ele tem distribuição gratuita, você pode usar em casa sem problema algum, desde que você utilize uma versão suportada do Visual Studio (Professional ou superior).
Abraço!
André Lima
No VS 2013 Express não funciona portanto?
Olá William, obrigado pelo comentário!
No Visual Studio 2013 Express não funciona, infelizmente.. Mas, no Visual Studio Community Edition eu acredito que o Crystal Reports deva funcionar.. Eu particularmente não testei ainda, mas, acredito que funcione..
Abraço!
André Lima
Boa tarde, André!
Muito bom o post. Me ajudou bastante na criação dos relatórios pra um sistema aqui na empresa.
Agradeço!
Olá Renan!
Muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que o artigo tenha te ajudado!
Pretendo escrever outros posts sobre Crystal Reports no futuro.. Se quiser ficar sempre por dentro dos novos posts, assine a minha newsletter..
Abraço!
André Lima
Boa tarde, André!
Gostaria de uma ajuda sua.
Consigo fazer todo o processo pelo visual studio para montar meu relatório. Consigo ver como ficará meu relatório pelo crystalReportsViewer, mas quando ‘starto’ meu projeto, no navegador não aparece nada.
Desde já obrigado!
Olá Marllon, obrigado pelo comentário!
Não aparece nada, nada (página em branco)? Você já tentou ativar algum tipo de log para entender o que está acontecendo? Não tenho muita experiência com web, mas, de qualquer forma, sem maiores detalhes fica complicado descobrir o que está acontecendo..
Abraço!
André Lima
Olá, André!
Consegui resolver o problema colocando a pasta aspnet_client(que fica no diretório -> C:\inetpub\wwwroot) dentro da minha aplicação.
Obrigado pela atenção!
Olá Marllon, obrigado pelo retorno!
Fico feliz que você tenha conseguido resolver o problema e principalmente por você ter voltado aqui e explicar como você resolveu.. Dessa forma, se alguém passar por esse mesmo problema no futuro, é possível se beneficiar da sua solução também!
Abraço!
André Lima
Boa tarde, André!
Olha eu aqui de novo! :)
Gostaria de te pedir mais uma ajuda. Seguinte… eu publico minha aplicação no servidor e lá eu tenho alguns relatórios crystal reports. Bem, o problema que estou enfrentando é que de 8 relatórios que possuo apenas 1 está aparecendo e quando tento abrir os outros aparece uma mensagem de falha no carregamento do relatório e quando dou uma olhada mais aprofundada no problema aparece uma mensagem de erro de índice inválido(exceção de HRESULT:0x8002000B(DISP_E_BADINDEX). Estou a dias tentando resolver esse problema, mas ainda não consegui achar a solução.
Obrigado mais uma vez!
Abraço!
Olá Marllon, bem vindo novamente!
Você já deu uma olhada neste post do StackOverflow:
http://stackoverflow.com/questions/6715422/crystal-report-problem-invalid-index-exception-from-hresult-0x8002000b-disp
Parece lidar exatamente com esse problema que você está tendo.. Aparentemente aparenta ser algo com os nomes dos parâmetros no relatório serem diferentes dos nomes dos parâmetros que você está fornecendo para o controle.. Você está utilizando parâmetros nesses relatórios que não estão funcionando?
Abraço!
André Lima
Realmente eu fui um dos que se beneficiou com o retorno do colega Marllon Ramos, obrigado pela dica, passei pelo mesmo problema.
Excelente, “M”! Fico feliz que um comentário aqui do site tenha te ajudado na solução do seu problema! Isso que é o mais legal dessa interatividade!
Abraço!
André Lima
Oi Marllon,
Copiei a pasta e continua não mostrando nada no relatório.
Olá Arivaldo!
Por um acaso você começou a ter esses problemas com o Crystal Reports ao migrar para o Windows 10? Se sim, eu e o Paulo César Lopes de Sousa conseguimos resolver esse problema depois de seguir alguns passos..
Confira o que fizemos aqui mesmo nos comentários deste post (role mais abaixo, procure pelos comentários do “Paulo César”).. Talvez esse procedimento possa te ajudar também, então, dê uma conferida..
Abraço!
André Lima
[…] 3) Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013 Desde a primeira versão do Visual Studio até o Visual Studio 2008, o Crystal Reports vinha integrado ao produto. Porém, a partir do Visual Studio 2010, a Microsoft decidiu não mais trazer o Crystal Reports integrado ao produto. Para adicionar o suporte ao Crystal Reports nessas versões mais novas do Visual Studio, é preciso baixar e instalar um pacote separado, disponível no site da SAP (atual mantenedora do Crystal Reports). Nesse post, eu detalho um passo a passo sobre como baixar e instalar esse pacote, além de como criar o seu primeiro relatório com o Crystal Reports dentro do Visual Studio 2013. […]
[…] utilizar o Report Viewer da Microsoft, o Crystal Reports é uma ótima opção. Eu até escrevi um artigo que ensina como a adicionar o Crystal Reports ao Visual Studio 2013 no ano passado – dotTrace [novo] – Precisa investigar um memory leak ou o motivo pelo qual a sua […]
Boa noite pessoal, alguém conseguiu realizar realizar a impressão com o Crystal Report, tendo em vista que se possui a versão para exportar.
Olá Adriano, obrigado pelo comentário!
Porém, não consegui entender a sua dúvida.. Você não está conseguindo imprimir com o Crystal Reports? Tendo instalado a runtime corretamente, você não deveria estar tendo problema algum ao imprimir os relatórios.. Dê maiores detalhes sobre o seu problema, talvez eu consiga ajudá-lo..
Abraço!
André Lima
Boa Noite André tudo bem?
Primeiramente obrigado pelo post, tem me ajudado muito.
Tenho uma aplicação que utilizo Visual Studio 2013 com Crystal Reports 13.0.12.
Entretanto quando crio um relatorio na aplicação no arquivo web.config na versão do Crystal aparece 13.0.2, na minha maquina local funciona normalmente. Entretanto quando publico o meu site da o seguinte erro:
Could not load file or assembly ‘CrystalDecisions.CrystalReports.Engine, Version=13.0.2000.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=692fbea5521e1304’ or one of its dependencies. The system cannot find the file specified.
Já pedi para o pessoal do servidor instalar a versao runtime 13.0.12 que utilizo mais ainda nao tive exito.
Se quiser ver o erro basta entrar no site:
http://sgcampanha.com.br/
Se puder me ajudar!
Obrigado.
Olá Yan, obrigado pelo comentário!
Normalmente esse erro realmente acontece quando não está instalada a runtime no servidor.. Você tem certeza que o pessoal do servidor instalou a runtime correta (são os arquivos na coluna “MSI” da tabela de downloads – veja também se a versão correta para a arquitetura do processador foi instalada)?
Nos mantenha informados aqui nos comentários caso você consiga resolver esse problema.. Dessa forma outras pessoas que passarem pelo mesmo problema podem se beneficiar no futuro..
Abraço!
André Lima
erro com crystal – ambiente mysql 5.6, crystal xi r2 – visual studio 2010
o erro trabalhar com 2 tabelas ou mais, ao criar no designer do crystal tudo funciona mas quando faço via comando select com join, o crystal não mostra os dados da segunda tabela
ja tentei quase tudo, alguém tem alguma dica
att
Georgenes
Olá Georgenes, obrigado pelo comentário!
Sem maiores detalhes sobre a estrutura do seu relatório e a estrutura da sua fonte de dados, fica difícil sugerir algo.. Você já conferiu se o seu comando SELECT com JOIN realmente está retornando os dados corretos (executou a query direto no gerenciador do MySQL, por fora do relatório)? Talvez, se você estiver usando INNER JOIN na sua query, pode ser que os resultados de alguma das tabelas fique faltando por ter algum problema nos operadores do seu JOIN..
Abraço!
André Lima
Estou com problemas para visualizar (e funcionar) o Crystal Report no site.
Sempre aparece o erro que é necessário instalar a CR Redistributable correta no servidor.
Na máquina local tudo funciona perfeitamente, mas no site…
Utilizo o Win8.1 (64bit), Visual Studio 2013 (32bit) com Crystal Report for Visual Studio (13.0.13). O aplicativo web foi compilado para 64bit.
O que e como devo fazer para funcionar no site (RedeHost)?
Agradeço a ajuda de todos.
Olá Paulo, obrigado pelo comentário!
Desculpe pela pergunta básica, mas, você instalou a runtime correta no servidor? Se você está recebendo erro de que o redistributable precisa ser instalado, muito provavelmente você instalou uma versão diferente da que você utilizou para desenvolver a sua página. Confira novamente no seu projeto qual foi exatamente a versão que você utilizou para desenvolver e instale exatamente a runtime correspondente no servidor.
Se você se atentar a esses detalhes, tudo deve funcionar perfeitamente.
Depois volte aqui e nos conte como você conseguiu resolver essa questão. Dessa forma outras pessoas se beneficiam da sua dica no futuro!
Obrigado, abraço e boa sorte!
André Lima
André,
Uma pergunta ainda mais básica. Como instalar a CR Redistributable no servidor? Eu posso fazer isso?! Como? No caso, o servidor é da RedeHost.
Olá Paulo! Desculpe, não tinha entendido que o servidor não está sobre o seu controle.
Uma opção é tentar entrar com o suporte da RedeHost e verificar se existe a possibilidade de eles instalarem a runtime do Crystal Reports no servidor onde o seu site está rodando.
Outra alternativa é você marcar as referências do Crystal no seu projeto como “copy local”. Isso fará com que as dlls utilizadas pela engine do Crystal sejam copiadas para a pasta “bin” do seu site. Então, ao fazer o deployment do seu site, você copia essas dlls junto com o resto do conteúdo do seu site.
Tente uma dessas opções e depois nos avise qual foi o resultado!
Abraço!
André Lima
André,
Boa noite.
Gostaria de tirar uma duvida com você, qual seu e-mail para que possa te manda?
Atenciosamente
David Marinho.
Olá David, obrigado pelo comentário! Você encontra o meu e-mail para contato na minha página de informações gerais:
http://www.andrealveslima.com.br/blog/index.php/sobre-o-autor/
Abraço!
André Lima
Boa tarde, André.
Uma dúvida… estamos montando o instalador do sistema da nossa empresa e precisamos incluir o cliente do Crystal. Acontece que o crystal tem 72MB e nosso instalador 50MB. Isso iria mais do que dobrar o tamanho do .exe. Minha pergunta: Existe alguma alternativa ao instalador do crystal no cliente? Pensei se pode haver dlls que possam ser copiadas e registradas que subtituissem o instalador.
Olá Renan, obrigado pelo comentário!
Sinceramente, já tentamos fazer isso na empresa onde trabalhamos e não conseguimos.. No nosso caso, estávamos querendo que o usuário não tivesse que instalar a runtime do Crystal e queríamos disponibilizar exatamente somente as dlls do Crystal no instalador.. Porém, no meio do processo, acabamos desistindo, porque eram tantas dlls e referências obscuras a componentes COM, que acabou ficando inviável..
Dessa forma, acredito que isso não seja possível.. Pelo menos a experiência que eu tive indica isso.. Se você conseguir essa façanha, por favor, volte aqui nos comentários e nos diga como foi que você acabou resolvendo..
Grande abraço!
André Lima
Olá André Lima.
Sim, existe essa possibilidade. Eu fiz um instalador para o Crystal Reports 10, apenas com as DLLs necessárias, mas para a plataforma 32 bits do sistema operacional Windows.
Ainda não fiz testes com a plataforma 64 bits.
Olá Fábio, obrigado pelo comentário..
Estou curioso para saber como você conseguiu fazer com que o Crystal funcionasse sem precisar instalar a runtime.. Você disse que conseguiu isso com o Crystal Reports 10.. Você sabe se o mesmo funcionaria com o SAP Crystal Reports 13 (versão gratuita compatível com o Visual Studio 2013)? Da vez que tentamos aqui na empresa onde trabalho, acabamos desistindo no meio do caminho quando começamos a topar com referências a componentes COM.. Ficou praticamente inviável..
Você tem a lista de dlls que você disponibilizou na instalação desse seu aplicativo?
Abraço!
André Lima
Olá Renan Perez.
Sim, existe essa possibilidade. Eu fiz um instalador para o Crystal Reports 10, apenas com as DLLs necessárias, mas para a plataforma 32 bits do sistema operacional Windows.
Ainda não fiz testes com a plataforma 64 bits.
Boa tarde, eu estou usando o crystal para gerar os relatórios via web.
mas tem uma coisa que eu não consegui resolver, toda vez que eu mando imprimir ele pede pra fazer o download do relatório pra pdf para depois imprimir.
Como posso fazer para imprimir direto na impressora.
Muito obrigado
Olá Alysson, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Você já deu uma olhada nesta discussão no StackOverflow sobre este tema:
http://stackoverflow.com/questions/29486992/print-crystal-report-directly-in-asp-net-c-sharp
Espero que ajude! Abraço!
André Lima
Estou tendo problema o runtime, ele não abre, trava a aplicação quando clico no botão para gerar o relatório. Estou utilizando essa versão CRforVS_redist_install_32bit_13_0_14
Olá Fabricio, obrigado pelo comentário!
Não entendi.. Você está tendo problema com a runtime ou com a aplicação? Você conseguiu instalar a runtime sem erros? Se o problema estiver somente na aplicação, tente verificar se você não encontra nenhuma mensagem mais específica sobre o erro no log de eventos do Windows..
Abraço!
André Lima
Olá Andre, tenho uma aplicação C# feita no visual studio 2012 professinal, tenho vários relatórios criando em crystal Report. Na maquina de Desenvolvimento (Prancheta) roda tudo belezinha. Fiz o setup de instalação com innosetup, instalei na maquina cliente, tudo rada perfeito, até clicar no botão para visualizar o relatório. Ele abre o relatório, mas trava o sistema, e dá a seguinte msg:
Descrição:
Stopped working
Assinatura do problema:
Nome do Evento de Problema: APPCRASH
Application Name: Sistema.exe
Application Version: 1.0.0.0
Application Timestamp: 558c43d4
Fault Module Name: KERNELBASE.dll
Fault Module Version: 6.1.7601.17932
Fault Module Timestamp: 503275ba
Exception Code: e0434352
Exception Offset: 0000d3cf
Versão do sistema operacional: 6.1.7601.2.1.0.256.1
Identificação da Localidade: 1046
Leia nossa declaração de privacidade online:
http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288&clcid=0x0416
Se a declaração de privacidade online não estiver disponível, leia nossa declaração de privacidade offline:
C:\Windows\system32\pt-BR\erofflps.txt
Estou usando a versão CRRuntime_32bit_13_0_12 do crystal report, e o fremework 4.5. Ja testei em varias maquinas e problema continua. O que estou fazendo errado? Pode me ajudar?
Olá Fabrício!
Parece que está faltando alguma dll na máquina cliente.. Você já tentou dar uma olhada no event log do Windows para ver se não tem mais detalhes? Eu também tentaria utilizar esta técnica para tentar detectar se alguma dll está faltando:
http://www.andrealveslima.com.br/blog/index.php/2014/08/12/descobrindo-qual-dll-esta-faltando-deployment-da-sua-aplicacao/
Além disso, algumas versões do Crystal Reports tem uma certa incompatibilidade com o .NET 4.. Para consertar é preciso adicionar uma chave no app.config (useLegacyV2RuntimeActivationPolicy).. Veja se não é este o problema também:
http://chenz.azurewebsites.net/?p=2231
Abraço!
Bom dia André, em primeiro lugar parabéns! Já tive lendo outros posts seu e tambéns vídeo no MSDN, muito bons!!
Bom, quanto a impressora Matricial! Estamos convertendo um sistema feito em VB6 para C# + WPF, utilizamos o Crystal Report a muito tempo para impressão e geração de relatório. Em VB não tivemos nenhum problema, mas no C# + WPF estamos tendo alguns probleminhas nas impressoras Matricial(draft 12). Atualmente estou com um caso que na impressão alguns caráter são impressos meio desconfigurado/descaracterizados/ilegíveis, na aplicação feita em VB imprimir o mesmo relatório na mesma impressora normal/bonitinho/100%.
Nos clientes estamos instalando o MSI mais recente.
VC SABE O QUE PODERIA SER? SE É UMA INCOMPATIBILIDADE DO “MSI” OU, UM BUG?!?
O QUE VC ME DIZ?
Atenciosamente
André Oliveira
Olá André..
Só para eu entender direito.. Você está imprimindo um relatório do Crystal em uma impressora matricial utilizando o modo draft 12? Não sei ao certo o que poderia ser, mas, imagino que as versões mais novas do Crystal possam ter algum tipo de incompatibilidade com impressão matricial.. No VB6 vocês provavelmente utilizavam uma versão mais antiga do Crystal (talvez versão 8?).. No C# vocês estão utilizando provavelmente a versão mais atual (13).. Não sei se o pessoal da SAP está considerando que o Crystal vá ser utilizado hoje em dia para gerar relatórios que serão impressos em impressoras matriciais..
Enfim, em último caso, se for realmente necessário fazer a impressão na impressora matricial e a versão mais nova do Crystal realmente não funcionar corretamente, uma alternativa seria considerar imprimir direto na impressora matricial, ao invés de gerar o relatório com o Crystal.. O Carlos dos Santos, Microsoft MVP de .NET, escreveu uns tempos atrás um componente que possibilita a impressão direto na impressora matricial:
http://carloscds.net/2011/05/impresso-matricial-2-0/
Outra alternativa (leia-se “gambiarra” nesse caso), seria construir um executável bem simples no VB6 que só receberia o nome do relatório e um xml como fonte de dados para o relatório.. Dentro desse executável do VB6 você mantém o viewer antigo do Crystal e tudo deve funcionar como antes.. Mas, eu só faria isso como uma última alternativa, depois que você já tiver esgotado todas as possibilidades..
É isso aí.. Espero ter ajudado.. Depois conta aqui pra gente como você resolveu esse problema!
Abraço!
André Lima
Olá estou tentando corrigir um erro em minha aplicação, utilizei o FUSLOGVW.exe para saber quais erram as dlls que estavam faltando. Ele está me devolvendo essa msg: Mas a dll msvcm80.dll mão faz parte do meu projeto, como posso fazer para inclui-la? Veja a msg erro erro:
***** Entrada de Log do Fichário de Assembly (30/06/2015 @ 08:12:41) ***
A operação falhou. Resultado da associação: hr = 0x80131040. Nenhuma descrição disponível.
Gerenciador de assemblies carregado de: C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319\clr.dll Executando sob executável C:\Sistema\SisEco.exe — Segue um log detalhado de erros.
=== Informações sobre estado pré-associação === LOG: DisplayName = msvcm80, Version=8.0.50727.4940, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a (Fully-specified) LOG: Appbase = file:///C:/Sistema/ LOG: PrivatePath inicial = NULL LOG: Dynamic Base = NULL LOG: Cache Base = NULL LOG: AppName = SisEco.exe
Chamando assembly: (Unknown).
LOG: esta associação começa no contexto de carregamento default. LOG: usando arquivo de configuração de aplicativo: C:\Sistema\SisEco.exe.Config LOG: usando arquivo de configuração de host: LOG: usando arquivo de configuração da máquina de C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319\config\machine.config. LOG: referência pós-política: msvcm80, Version=8.0.50727.4940, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a LOG: a pesquisa de GAC não foi bem-sucedida. LOG: tentando download de nova URL file:///C:/Sistema/msvcm80.DLL. LOG: o download do assembly foi bem-sucedido. Tentando configuração do arquivo: C:\Sistema\msvcm80.dll LOG: entrando na fase de configuração executada a partir da origem. LOG: o nome do assembly é: msvcm80, Version=8.0.50727.4927, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a AVI: a comparação de nome de assembly resultou na incompatibilidade: Revision Number ERR: a referência do assembly não correspondeu à definição de assembly localizada. ERR: falha na fase de configuração executada a partir da origem com hr = 0x80131040. ERR: falha ao concluir configuração do assembly (hr = 0x80131040). Probing encerrado.
* Entrada de Log do Fichário de Assembly (30/06/2015 @ 08:12:41) *
A operação falhou. Resultado da associação: hr = 0x80131040. Nenhuma descrição disponível.
Gerenciador de assemblies carregado de: C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319\clr.dll Executando sob executável C:\Sistema\SisEco.exe — Segue um log detalhado de erros.
=== Informações sobre estado pré-associação === LOG: DisplayName = msvcm80, Version=8.0.50727.4940, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a (Fully-specified) LOG: Appbase = file:///C:/Sistema/ LOG: PrivatePath inicial = NULL LOG: Dynamic Base = NULL LOG: Cache Base = NULL LOG: AppName = SisEco.exe
Chamando assembly: (Unknown).
LOG: esta associação começa no contexto de carregamento default. LOG: usando arquivo de configuração de aplicativo: C:\Sistema\SisEco.exe.Config LOG: usando arquivo de configuração de host: LOG: usando arquivo de configuração da máquina de C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319\config\machine.config. LOG: referência pós-política: msvcm80, Version=8.0.50727.4940, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a LOG: a pesquisa de GAC não foi bem-sucedida. LOG: tentando download de nova URL file:///C:/Sistema/msvcm80.DLL. LOG: o download do assembly foi bem-sucedido. Tentando configuração do arquivo: C:\Sistema\msvcm80.dll LOG: entrando na fase de configuração executada a partir da origem. LOG: o nome do assembly é: msvcm80, Version=8.0.50727.4927, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a AVI: a comparação de nome de assembly resultou na incompatibilidade: Revision Number ERR: a referência do assembly não correspondeu à definição de assembly localizada. ERR: falha na fase de configuração executada a partir da origem com hr = 0x80131040. ERR: falha ao concluir configuração do assembly (hr = 0x80131040). Probing encerrado**
Depois de quebra a cabeça e quase ficar louco,
descobri o que ocasionou o erro.
A fonte de dados do ODBC estava configurada só para “Fonte de dados de usuário”.
Foi só eu trocar para a “Fonte de dados de sistema” que esta tudo funcionando perfeitamente.
Olá Fabrício, fico feliz que você tenha encontrado o problema!
Mas que coisa, não? A mensagem de erro não dá a mínima ideia de que esse poderia ser o problema.. Agora fiquei com uma dúvida: por que você está utilizando ODBC para alimentar o relatório? Você pode evitar muita dor de cabeça se você enviar um DataSet para alimentar o relatório.. Por que você optou por utilizar o ODBC, que é uma tecnologia tão antiga? Seria por compatibilidade com o legado?
Grande abraço!
André Lima
Valeu a ajuda, estou criando um relatório com CR e você me ajudou bastante.
Olá Lilian, obrigado pelo comentário! Fico feliz que o artigo tenha te ajudado!
Abraço!
André Lima
Olá,
Na minha empresa utilizamos a versão 13 do Crystal juntamento com VS 2012. Quando visualizo um relatório pelo viewer do crystal o relatório fica desfigurado, com os componentes do relatório um em cima do outro. Quando exporto para PDF ou Excel o relatório fica normal e correto.
Você saberia me dizer o que pode estar acontecendo?
Olá Cauê, obrigado pelo comentário!
Mas que coisa estranha, hein? Normalmente acontece ao contrário (a visualização funciona OK e o export para PDF sai errado).. Isso está acontecendo com todos os relatórios ou somente um relatório em específico? Você já tentou criar um novo projeto do zero, criar um relatório extremamente simples (uma listagem de qualquer coisa, por exemplo) para ver se o problema persiste? Isso está acontecedo em somente um computador ou em todos os computadores?
Abraço!
André Lima
Olá André,
Obrigado pela resposta!
Acontece em todos os relatórios, mesmo eles sendo simples e em qualquer máquina.
Antes era usada a versão 11 e o viewer aparecia perfeitamente, porém ao ser atualizada ele ficou totalmente desfigurado.
Poderia te enviar um print ou algo do tipo via e-mail?
Abraços
Olá Cauê, muito estranho! Sem dúvida, pode me mandar um print por e-mail.. Meu endereço está disponível na minha página “Sobre“.. Fico no aguardo da sua mensagem!
Abraço!
André Lima
Bom post, continue assim meu caro, ajuda muito. Um abraço.
Olá Felipe! Muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que você tenha gostado do artigo!
Abraço!
André Lima
[…] Reports? Hoje em dia, 479 euros ou 495 dólares. Não dá para comprar o Crystal Reports em reais. A SAP até disponibiliza uma versão gratuita para quem tem Visual Studio Professional ou superior, mas, na realidade, é uma baita gambiarra onde temos o designer do Crystal Reports 8 dentro do […]
Estou com um problema. Atualizei o Windows para o 10. Uso o Visual Studio 2013 atualizado. Atualizei o Crystal Report for Visual Studio para o SP 15.
Tudo atualizado, mas não tenho visualização dos relatórios no navegador (em nenhum navegador). No Visual Studio até aparece, mas não no navegador. E tenho instalado a pasta aspnet_client na solução (projeto) no VS.
Como é possível corrigir esse problema?
Olá Paulo, obrigado pelo comentário!
Estranho esse problema, hein! O que acontece quando você tenta exibir o relatório? Vem uma página em branco ou apresenta algum erro? Veja algumas threads que eu achei relacionadas a problemas parecidos, pode ser que te ajude em algo:
Problem with windows 10, VS 2015 and SP15
Crystal Report not loading in Windows 10
Além disso, pelo que vi na página de downloads do Crystal, parece que o Windows 10 não vem com o .NET Framework 3.5 ativado.. Se você ainda não o ativou, você precisa ativá-lo na parte de Programs and Features do painel de controle (veja a mensagem em vermelho aqui no site da SAP)..
Abraço!
André Lima
Olà André.
Quando tento exibir o relatório apenas o botão que inseri na página é visualizado. O relatório em si, não.
Eu já havia ativado o .NET Framework 3.5 e mesmo assim não resolveu.
Olá Paulo!
Que estranho hein! Você chegou a dar uma olhada nos outros links que passei? Não ajudaram em nada? Será que no event log você não encontra nenhuma informação adicional sobre esse problema? Talvez algum log de erro você encontre lá..
Outra pergunta: se você cria um projeto completamente do zero e adiciona o viewer do Crystal Reports, funciona? Ou seja, esse problema está acontecendo em todos os projetos ou só nesse?
Abraço!
André Lima
Sim. Verifiquei mas não ajudou. O problema ocorre em todos os projetos. Mesmo num criado depois das atualizações. Não apresenta erros no log. Estranhamente os relatórios não são exibidos. Será algum problema no Registro no computador?
Olá Paulo!
Não tenho a mínima ideia.. :(
Vou tentar simular o seu ambiente aqui em uma máquina virtual.. Qual era a versão do Windows que você tinha antes de atualizar para o 10? E qual era o SP do Crystal Reports que você tinha instalado antes?
Abraço!
André Lima
Era o Windows 8.1 e o SP14 do Crystal Report
OK, Paulo.. Vou tentar reproduzir esse ambiente e depois te aviso se tive o mesmo efeito depois do update para o Windows 10 ou não..
Abraço!
André Lima
Olá Paulo!
Desculpe a demora em responder o seu comentário.. Você conseguiu solucionar esse problema? Eu estou agora com um ambiente exatamente como você descreveu e tive o mesmo problema.. Antes do upgrade, relatórios OK em todos os browsers.. Depois do update, somente uma página em branco..
Encontrei um post no fórum da SAP que parece abordar o mesmo problema.. Só que nao consegui fazer funcionar com as sugestoes apresentadas.. Eu até postei uma pergunta pedindo mais ajuda lá, veja:
I can’t see reports in the browser
Vamos ver se alguém responde.. E, se você descobrir como resolver esse problema, por favor, nos avise! :)
Abraco!
André Lima
André,
O problema não foi resolvido. Também postei no fórum do SAP e nenhuma das instruções resolveu. Estou convicto que o problema é a atualização do CRforVS SP15 que não está efetivamente compatível com o Win10.
O SAP pediu para abrir um chamado telefônico e aí esbarra na questão do uso do idioma. Uma coisa é usar o fórum com o auxílio de tradutores disponível no navegador, outra é ter que falar em inglês sendo um analfabeto neste idioma!
Olá Paulo!
Que problemão hein.. Será que ele funciona em uma instalação limpa do Windows 10 (ao invés de uma máquina com o upgrade)? Eu vou continuar tentando resolver esse problema aqui.. Se eu conseguir encontrar a solução eu te aviso.. E, por favor, se você conseguir solucionar antes, avise aqui, OK?
Abraço!
André Lima
Fala Paulo, tudo tranquilo?
Consegui resolver o problema (pelo menos na aplicação extremamente simples de exemplo que eu tinha construído)! Eu segui os passos deste tutorial:
Visual Studio 2012 Crystal Report not working on Windows Server 2012/ 0x800a1391 – JavaScript runtime error: ‘bobj’ is undefined
Repetindo exatamente o que eu fiz:
1) Copiei a pasta crystalreportviewers13 de c:\inetpub\wwwroot\aspnet_client\system_web\4_0_30319 para o diretório raiz do website (no mesmo nível que as pastas “bin”, “App_Data”, “App_Start”, etc ficam)
2) Adicionei as informações no arquivo web.config.. Dentro da tag configSections, adicionei:
E como uma nova tag do web.config, logo após o fechar tag de configSections (), adicionei:
Pronto! Essas alterações acabaram resolvendo o meu problema! Após isso, até mesmo no navegador Edge, eu consigo visualizar os relatórios do Crystal Reports:
Tente aí e veja se funciona para você também.. Me avise aqui depois, OK?
Abraço!
André Lima
Meu caro André,
Resolvido! Conforme as instruções.
O absurdo é que já havia feito esse mesmo procedimento e resultado em erro por haver algumas variações na instrução: era a pasta aspnet_client toda e um sinal “~” na linha 07 da sua segunda imagem no webconfig.
Ao realizar exatamente igual as suas instruções o problema foi resolvido. Eu não tenho nem palavras para agradecer.
Olá Paulo! Magina, não precisa agradecer!
Mas, quanta complicação esse negócio, não? Eu também tentei primeiro com o “~” e não funcionou.. Só depois eu li naquele artigo que em alguns casos só funcionaria sem o “~”.. Vai entender..
O que importa é que resolvemos o problema finalmente.. :)
Abraço!
André Lima
Olá novamente!
Só para constar, eu acabei escrevendo e publicando um artigo mostrando o passo-a-passo para resolver esse problema.. O link é este:
Crystal Reports parou de funcionar depois de atualizar para o Windows 10. O que fazer?
Abraço!
André Lima
Caramba André, eu estava com o mesmo problema aqui também, estava o dia inteiro a procura desta solução e encontrei seu post. Funcionou perfeitamente no meu asp.net. Vlw! Abraço.
Olá Pedro, obrigado pelo comentário!
Fico feliz que o artigo tenha te ajudado! Qualquer coisa entre em contato..
Abraço!
André Lima
[…] tempo atrás recebi um comentário muito interessante no meu artigo sobre o Crystal Reports no Visual Studio 2013. O Paulo César Lopes de Sousa, que é […]
André, boa tarde,
Veja se consegue me ajudar:
Estou instalando o Crystal report em minha máquina e está apresentando a seguinte mensagem:
INFORMAÇÕES DE CONCLUSÃO DE ASSOCIAÇÃO OFFLINE NÃO ENCONTRADA.
minha máquia e 64 bits estou usando o SETUP RUNTIME CRYSTAL XI 64 BITS.
Agradeço.
Olá Flavio, obrigado pelo comentário!
Esse erro vem do InstallShield (provavelmente utilizado pelo setup do Crystal Reports).. Caso você queira pesquisar mais sobre esse erro, a versão em inglês dele é “offline join completion information was not found”..
Pelo que pesquisei aqui, você consegue resolver esse problema removendo os updates do Windows KB2918614 e KB3000988..
Tentei aí e depois conta pra gente se funcionou..
Abraço!
André Lima
[…] você, já desenvolveu relatórios com o Crystal Reports? Você sabia que dá para instalar o Crystal Reports de graça no Visual Studio Professional ou superior? Conte-nos depois nos comentários como é que foi a sua experiência de passagem de parâmetros […]
Bom dia.
Desenvolvi um aplicativo no VB2010 premium e criei os relatórios com o CrystalReport a minha base de dados e o Sql server 2008R criei o setup com os componentes para instalar os requisitos para o suporte dos relatórios. Na maquina onde desenvolvi o sistema funciona massa no cliente da um erro de conexão e tempo a mensagem é essa: Falha ao abrir conexão Detalhes: [Código do fornecedor de Banco de Dados:17].
Grato
Felipe
Olá Felipe!
Como você lidou com o banco de dados dentro do relatório? Em outras palavras, na hora de adicionar a fonte de dados no relatório, como é que você fez? E como é que você está setando a fonte de dados do relatório através do seu aplicativo..
Esse erro acontece quando o relatório não consegue encontrar a base de dados.. O nome do banco de dados de quando você desenvolveu o aplicativo é o mesmo nome utilizado no computador cliente?
Às vezes você consegue resolver esse problema indo no relatório (dentro do Crystal Reports) e clicando em Database -> Verify Database..
Uma última pergunta: o seu aplicativo é um aplicativo desktop ou uma página web?
Abraço!
André Lima
Olá André.
Utilizo o Sap Crystal Reports for Visual Studio 2015 Enterprise e gostaria de saber de que jeito poderia gerar um relatório para impressora matricial. O que estou conseguindo aqui somente impressão gráfica.
Aguardo seu retorno, muito obrigado.
Olá Ricardo!
Nunca precisei fazer isso e também não tenho uma impressora matricial onde eu consiga testar.. Porém, após algumas pesquisas, encontrei esta discussão no fórum da SAP que pode te ajudar:
Printing to dot matrix printers
Abraço!
André Lima
Adorei o post. Muito útil. Obrigada!
Olá Luciana, obrigado pelo comentário! Fico feliz que você tenha gostado do artigo..
Grande abraço!
André Lima
Boa tarde Andre,
primeiramente parabens pelos post, tem ajudado bastante.
Uma ajuda, estou usando visual studio 2010 com crystal reports, em um relatorio que estou desenvolvendo, este relatorio e exibido automaticamente em tela após a confirmação usuário e inclusive a tela Print com as opções para impressão, onde seleciona a pagina inicial e final e também o numero de copias. Minha pergunta, consigo alterar estes campos, pagina inicial, pagina final e principalmente o numero de copias a ser impressa pelo relatório????
Obrigado
Olá Marco, obrigado pelo comentário!
Eu não entendi muito bem o que você quer fazer.. Deixa eu entender melhor.. Você está exibindo um relatório do Crystal em um controle visualizador na sua aplicação, certo? Esse controle já possui um botão de impressão onde o usuário pode selecionar as propriedades da impressão.. O que você está querendo é alterar o valor inicial para o número de cópias da impressão? É isso?
Se esse for o caso, acho que a única opção seria não utilizar o botão padrão de impressão do Crystal Reports e criar o seu próprio botão onde você chamaria o método PrintToPrinter do relatório passando um PrinterSettings e PageSettings customizado.. Pelo que eu vi no código decompilado do controle do Crystal Reports, o código executado quando o usuário clica no botão de impressão não dá para ser customizado..
Se não for isso que você está querendo, por favor, dê mais detalhes, OK?
Abraço!
André Lima
Bom dia André, muito boas suas dicas e ensinamentos.Não encontrei nada sobre como somar horas no campo totalizados do crystal report, você pode me ajudar? Grato
Olá Ricardo, obrigado pelo comentário!
Você já deu uma olhada neste link?
Sum the time(hh:mm:ss format ) field in a group in Crystal Report?
Não testei aqui, mas, faz todo o sentido a sugestão que foi dada naquela thread.. Testa aí e depois volta aqui pra contar pra gente se funcionou..
Abraço!
André Lima
Olá André, grato pela resposta, testei e não funcionou.
Olá Ricardo!
Sério? Eu fiz um teste aqui e funcionou, veja só:
As minhas fórmulas ficaram assim:
totalseconds:
somahoras:
Como ficaram as suas fórmulas? Qual foi o resultado obtido? Erro ou um somatório incorreto?
Abraço!
André Lima
André, boa noite, encaminho a minha questão melhor explicada para não te ocupar mais.
Possuo várias colunas DATETIME, elas estão formatadas para mostrar apenas as horas e minutos. No relatório tenho um grupo por dia e preciso somar os horários do dia, depois criarei um grupo do mes e por último do ano, cada um com seus totais.
Utilizei seu código exatamente como está acima, veja.
Este código no campo de fórmula somahoras
local stringvar array completetime;
local numbervar totalseconds;
completetime:=split(CStr(Time({tbl_EscalaExecutada395004.hr_Operacao})),”:”);
totalseconds:= (3600*cdbl(completetime[1])) + (60*cdbl(completetime[2]))+(cdbl(completetime[3]));
totalseconds
Este código no campo de fórmulas somahoras
replace(cstr(floor(Sum ({@totalseconds})/3600)),”,00″,””)
+ “:” + replace(cstr(floor((Sum ({@totalseconds}) mod 3600)/60)),”,00″,””)
+ “:” + replace(cstr(floor(Sum ({@totalseconds}) mod 60)),”,00″,””)
O resultado em @totalseconds = 5400
O resultado em @somahoras = 4.680:53:54
Olá Ricardo!
Agora entendi o seu problema.. Acho que eu consegui reproduzir aqui o cenário que você está tendo no seu relatório, veja só:
Eu separei um pouco as fórmulas (uma extraindo “horas”, outra “minutos” e outra “segundos”), senão estava ficando muito complexo.. Veja só como ficaram as minhas fórmulas:
horas:
minutos:
segundos:
totalseconds:
somahoras:
Abraço!
André Lima
Bom dia André, na verdade a fórmula está funcionando sim, a questão é que estou utilizando a fórmula fora dos Campos de Totais Cumulativos, então o número apresentado é sobre todas as linhas da tabela, vou tentar fazer nos campos totalizadores e informo você, mais uma vez muito obrigado.
Olá Ricardo!
Eu respondi ali no outro comentário que você tinha feito.. Dá uma olhada e veja se dá certo no seu cenário..
Abraço!
André Lima
André, você pode me ajudar a colocar o valor da fórmula do Campo de fórmula para um campo totalizador do grupo, esse grupo que é por dia e outro grupo que vou criar que será por mês. Obrigado.
Olá Ricardo!
Desculpe, mas, não entendi o que você quer dizer.. Será que você poderia mandar um screenshot do seu relatório? Pode ser por e-mail se você preferir.. contato [arroba] andrealveslima [ponto] com [ponto] br..
Abraço!
André Lima
[…] 1) Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013 […]
[…] instalou a biblioteca correta. Caso você esteja com essa dificuldade, confira o meu artigo sobre a instalação do Crystal Reports no Visual Studio para maiores […]
Bom dia Andre,
preciso de uma dica de relatorio no crystal 2013, com 2 sub relatorios, estou usando dataset pra cada relatorio, no relatorio principal os dados são carregados mas nos subs não, não estou conseguindo povoar com dados os datasets dos subs.
tem alguma dica??
Obrigado.
Abração
Olá Marco!
Como está o seu código? A princípio, este código deveria funcionar:
Abraço!
André Lima
Muito bom esse artigo sobre o Crystal reports Andrea!
Olá Robson, obrigado pelo comentário! Só um pequeno detalhe: é André e não Andrea, OK? Hehehe..
Abraço!
André Lima
[…] Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013 […]
André, bom dia!
Em sua opnião é melhor construir os relatórios por fora do visual studio ou por dentro? Iniciei alguns testes por dentro do visual studio mas o tamanho do executável aumentou consideravelmente.
Obrigado!
Olá Fabio!
Eu particularmente prefiro distribuir os relatórios por fora do executável.. Crio uma subpasta “reports” no diretório da aplicação e coloco os arquivos “.rpt” lá.. Se você for colocar os relatórios dentro do projeto, eu recomendo que você pelo menos crie um projeto separado (dll, Class Library) para não ficar junto com o executável..
Abraço!
André Lima
Caro André.
Não mais que de repente os relatórios do CrystalReport no VS2013 – win10 pararam de imprimir direto! Agora, ao clicar no botão da impressora no relatório abre uma caixa para exportar para PDF para então, imprimir.
Alguma ideia de como resolver esse mau comportamento?
Olá Paulo!
Esse comportamento é definido no Print Mode do controle do Crystal Reports (o padrão é “PDF”).. Se você setar essa propriedade para “ActiveX”, ele vai imprimir direto na impressora (e não gerar o PDF).. Isso, claro, se o browser suportar ActiveX (Internet Explorer), caso contrário, em outros browsers ele tem um fallback para o modo PDF..
Abraço!
André Lima
Olá André,
O PrintMode está em ActiveX e funcionava normalmente no Firefox para imprimir direto. Devo supor que algo ocorreu no navegador para alterar o funcionamento?
Olá Paulo!
Provavelmente é algo relacionado com a versão mais nova do Firefox.. Essa última versão passou por sérias mudanças e remoção de suporte a diversas coisas.. Aqui na empresa onde eu trabalho a gente sofreu com ele também porque em um projeto utilizamos um componente Java Applet para fazer o intermédio entre o browser e o Terminal Services.. Como o suporte a applets também foi removido nessa última versão, tivemos muitos problemas nos últimos dias com clientes que usam o Firefox.. :(
Pode ser que o suporte a ActiveX tenha sido removido também nessa última versão.. Você já tentou desinstalar essa versão do Firefox e instalar uma anterior?
O pior é que não tem muito para onde correr.. Os browsers estão todos removendo o suporte a essas tecnologias mais antigas.. No final das contas vai só ficar o Internet Explorer mesmo.. Espero que numa próxima versão o Crystal Reports suporte a impressão direto na impressora sem precisar de ActiveX (se é que isso seria possível)..
Abraço!
André Lima
Olá André,
Primeiramente PARABÉNS pelo trabalho que desenvolve, confesso, que vários tópicos seus, já me ajudaram muito.
Eu estava vendo a parte de Crystal Report, que já estou acostumado a trabalhar desde a versão 4.6.
Gostaria de saber, se existe alguma possibilidade de trabalharmos com o Crystal conectando a uma classe ao invés de um banco de dados? Eu criaria uma classe X, onde eu a preencheria com os dados que preciso e passaria a classe preenchida para o report. É possível? Já ouviu falar sobre? Se sim, tem algum material sobre?
Muito grato!!
Rodrigo Rodrigues
Olá Rodrigo, muito obrigado pelo comentário! Fico feliz por ter conseguido te ajudar com os meus artigos.. :)
Quanto à sua questão, dá para mandar uma lista de objetos para o Crystal Reports sim (ao invés de DataSet ou conexão com o banco).. Acredito que estes artigos que eu escrevi uns tempos atrás vão te ajudar:
Gerando relatórios do Crystal Reports com Entity Framework
Imprimindo conteúdo do DataGridView no Crystal Reports
Definindo a estrutura de campos do Crystal Reports sem DataSet ou classe
Dá uma olhada neles e depois me fala se ajudou ou se você ainda ficou com dúvida..
Abraço!
André Lima
Olá, André.
Não sei se tu já passaste pela situação que vou relatar, mas vamos lá:
Tenho uma página asp.net (aspx) que utiliza o componente do Crystal Reports, com as seguintes referências no web.config:
Dentro do código, é realizada uma exportação para PDF. E os relatórios foram projetados para conectar a um banco Oracle, através do provider OraOLEDB.Oracle. Quando executo a aplicação, a exportação funciona. Entretanto, não apresenta todos os registros (exemplo, deveria apresentar 10 registros, mas apresenta um ou nenhum registro). Isto pode ter a ver com o client do ORACLE instalado no servidor de aplicação ou a falta de algum hot fix referente ao componente do Crystal Reports?
Obrigado,
Olá Fernando, obrigado pelo comentário!
Nunca passei por esse problema, mas normalmente erros de inconsistência entre o relatório e o banco de dados costumam ser resolvidos ao chamar um “VerifyDatabase” antes de exibir o relatório.. Você já tentou fazer isso?
Abraço!
André Lima
Olá Andre, boa tarde!
Estou usando Crystal Reports para Visual Studio 2015, e consigo executar meu relatório perfeitamente na maquina onde estou desenvolvendo a minha aplicação (localhost), porém no servidor o meu relatório esta dando erro e estudando melhor o problema, o erro que aparece é: “The type initializer for ‘CrystalDecisions.CrystalReports.Engine.ReportDocument’ threw an exception.” Poderias me ajudar por favor!!
Olá Regina!
Você instalou a runtime do Crystal Reports no servidor? Sem a runtime os relatórios não funcionarão.. Além disso, essa mensagem é muito genérica.. Você não tem uma mensagem mais detalhada? Talvez no log de eventos do Windows você encontre mais detalhes do erro..
Abraço!
André Lima
Oi andré,
Ja resolvi!
Na verdade quando instalei a runtime no servidor, algumas dll’s não foram copiadas, então houve a necessidade de coloca-las no braço.
Depois de todas as dll’s inseridas no servidor a aplicação funcionou corretamente.
Obrigada!
Legal, Regina! Que bom que você conseguiu resolver copiando as dlls na mão.. Qualquer outro problema, entre em contato novamente..
Abraço!
André Lima
André, como vai, tudo bem ?
Me tira uma dúvida, estou usando o vs2013 com crystal13, conforme seu artigo. Sou novo em .net, apear de muitos anos de vb6 e crystal 8.5. Eu gerei o relatório me conectando direto na fonte de dados ( sql server), no meu micro funciona normal, mas em outros micros, o relatório não abre, estou passando o databaselogon, e percebi que ele não respeita, ou seja, sempre traz o nome do meu servidor, e não consigo mudar. veja o código abaixo.
Dim rptdocument As New CrystalDecisions.CrystalReports.Engine.ReportDocument
rptdocument.Load(Application.StartupPath & “\RPTSQL\DCT300.rpt”)
rptdocument.SetDatabaseLogon(user, senha, Servidor, Base)
rptdocument.RecordSelectionFormula = “{cto.cto} = ‘” &
Mdfe.lstdados.FocusedItem.Text & “‘”
CR1.ReportSource = rptdocument
CR1.Refresh()
Olá Edson, tudo bem por aqui, e aí?
Cara, estranho esse comportamento hein.. Uma coisa que você poderia tentar é abrir o relatório (no Crystal Reports), dar um “Verify Database” nele e depois salvar o arquivo novamente.. Se isso não ajudar, tente adicionar uma chamada para o método “VerifyDatabase” depois de setar o logon:
Tenta aí e depois volta aqui para contar se resolveu ou não..
Abraço!
André Lima
[…] já escrevi um artigo uns tempos atrás mostrando como instalar o Crystal Reports no Visual Studio 2013. Além disso, no início do ano eu gravei também uma versão atualizada em vídeo, onde eu mostrei […]