30 10 2013
RescueTime: Uma ferramenta que vai te ajudar a descobrir onde você está “investindo” seu tempo
Olá caro(a) leitor(a)!
Esta semana gostaria de trazer um artigo não técnico ao blog. Bom, na verdade, você pode até aplicar as ideias deste artigo na sua vida tecnológica, como eu acabei fazendo.
Primeiramente, gostaria de trazer um pouco de histórico aqui para este post. Durante boa parte do mês de Agosto eu estive de férias no Brasil (pra quem ainda não sabe, eu moro atualmente na Alemanha). Nesse período, consegui descansar bastante e rever os amigos e familiares. Porém, além disso, também utilizei um pouco do meu tempo para botar a leitura em dia sobre assuntos de novas tecnologias e produtividade, que são tópicos pelos quais me interesso bastante.
Neste meu tempo de leitura e atualizações, acabei encontrando um vídeo do Scott Hanselman sobre produtividade, com o título de “It’s not what you read, it’s what you ignore“. Quem acompanha as redes sociais do Scott sabe que ele é uma referência no quesito de produtividade. Como eu também me interesso muito em encontrar a cada dia novas maneiras de me tornar mais produtivo, o título desse vídeo me chamou bastante a atenção.
E foi justamente nesse vídeo que acabei tomando conhecimento de uma ferramenta chamada RescueTime. A ideia desse aplicativo é ficar executando a todo o momento em segundo plano, analisando a janela que está em foco e identificando se você está realmente utilizando o computador ou não. A princípio parece um pouco assustador ter uma ferramenta bisbilhotando tudo o que você está fazendo, porém, achei a ideia bacana e resolvi testar. Não me arrependi nem um pouco. Os relatórios produzidos pelo RescueTime são muito valiosos e nos ajudam a perceber onde estamos gastando esse nosso tão valioso recurso: o nosso tempo.
Caso você queira testar o produto, existe uma versão gratuita (que é a que eu uso, a propósito) e uma versão paga:
Por enquanto, a versão gratuita está me atendendo bem, além de eu não ter achado nenhuma funcionalidade da versão paga tão impressionante a ponto de pagar os nove dólares por mês da assinatura.
Bom, uma vez que você cria sua conta gratuitamente e instala o aplicativo, ele fica ali na sua system tray logando o tempo que você está passando em cada janela.
A minha dica é instalar e esquecer-se dele por pelo menos um mês. Antes disso ele não vai conseguir gerar nenhum relatório decente que você possa utilizar para alguma coisa. Depois desse primeiro mês, é hora de ir ao seu dashboard e indicar níveis de produtividade para cada aplicativo que foi detectado pelo RescueTime. No meu caso, por exemplo, escolhi que devenv (o nome do processo do Visual Studio) é muito produtivo. Já Youtube e Facebook, muito distracting:
Uma vez categorizadas as aplicações, o RescueTime vai te mandar e-mails semanais indicando o seu nível de produtividade e comparando-o com os da semana anterior. Vamos pegar como exemplo a minha semana do dia 22 de Setembro de 2013:
Além disso, você pode ir ao seu dashboard e mergulhar mais a fundo no seu relatório diário, semanal ou anual:
Enfim, estou utilizando o RescueTime desde o meio de Agosto e estou muito satisfeito com os relatórios que tenho conseguido extrair dele. Claro que eu não fico perdendo uma quantidade absurda de tempo analisando os dados, mas, o mais importante é saber exatamente onde seu tempo está indo. Você frequentemente tem aquele sentimento que a semana não rendeu? O RescueTime pode te ajudar a descobrir onde seu tempo foi gasto e, melhor de tudo, toda semana o relatório enviado por e-mail vai te ajudar a lembrar que você tem que parar de perder tempo em coisas que não agregam em nada e voltar a investir seu tempo em atividades que possam trazer um retorno mais adequado.
É isso aí, espero que vocês tenham gostado dessa dica. Até a próxima semana!
André Lima
Organize melhor o seu XAML colocando um elemento em cada linha SettingsFlyout no Windows 8.1: gambiarra nunca mais!
[…] relatório com o seu índice de produtividade. Já escrevi uma vez aqui no blog sobre o RescueTime. Confira.- Sweet Home 3D – Como eu já falei aqui no blog essas semanas atrás, nós mudamos de […]
[…] relacionados com a Técnica Pomodoro, mas sim, com produtividade em geral. O primeiro deles é o RescueTime, que te ajuda a descobrir aonde as suas horas de trabalho na frente do computador estão indo. O […]
[…] Então, semanalmente você recebe um relatório com o seu índice de produtividade. Confira o artigo sobre o RescueTime que eu escrevi no passado aqui no blog – Sweet Home 3D – Em 2013 nos mudamos de […]