1 10 2010
Chegando ao Microsoft MVP
Me lembro como se fosse hoje o dia em que acabei conhecendo o mundo das Comunidades Microsoft. Era Setembro de 2006 e eu trabalhava em uma Consultoria em Recursos Humanos que tinha 6 funcionários. Eu desenvolvia em VB6, mas, brincava também com desenvolvimento .NET nas horas vagas.
Parei um dia à tarde e decidi: preciso me atualizar, me envolver mais com .NET. Nessa tarde, encontrei no site Microsoft Events um evento que me chamou a atenção: DEVTECH 2006. A chamada do evento dizia: .NET Raptors e IT CENTRAL unem forças para montar o DEVTECH 2006, um evento para os desenvolvedores e para os técnicos de infra-estrutura.
Apesar de eu não ter a mínima ideia do que .NET Raptors e IT CENTRAL significavam naquela época, me interessei, fiz a inscrição e lá fui eu!
Logo na abertura do evento o grande Miguel Ferreira falou sobre comunidades técnicas. Depois de ouvir a abertura, pensei comigo: “Cara! Como é que eu não soube disso antes?”. A frase que mais marcou da apresentação dele foi a seguinte: “Faça uma experiência. Contribua com a comunidade 1 hora por dia durante a semana e, se isso não trouxer resultado em um ano, pode parar”. Era como se ele estivesse falando “faça isso porque vai dar resultado, eu garanto”. E foi o que eu fiz.
Em poucos meses, em um outro evento, tive o prazer de ser convidado pelo Thiago Cruz para se juntar ao time de líderes dos .NET Raptors trabalhando na moderação dos fóruns do antigo site. Logo depois fui convidado para o primeiro CommunityZone em 2007 e, desde então, participei de todos.
Nesse mesmo primeiro CommunityZone, conheci o Pedrão (Pedro Castelo), também dos .NET Raptors. Aproximadamente um ano depois, fui indicado por ele para trabalhar na Savcor, onde trabalho até hoje. Nesses quase três anos de Savcor, viajei várias vezes à Europa, evolui profissionalmente e tudo mais.
Hoje, depois de tudo isso, tive uma grande alegria: fui nomeado pela Microsoft a ser MVP (Most Valuable Professional) em Client App Dev. Era um sonho tão grande que quando ví o e-mail, fiquei paralisado. É indescritível a alegria dessa conquista!
Finalmente, gostaria de agradecer a todos os que me ajudaram a chegar até aqui (não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém), mas, principalmente meus companheiros dos .NET Raptors, que tiveram um papel fundamental nessa conquista. Quero agradecer também à minha esposa Larissa por ter aguentado e me apoiado nas (não poucas) horas que não passei com ela por causa da comunidade. E, finalmente, mas não menos importante, a Deus por ter me colocado na hora certa e no lugar certo.
E agora repito a frase do Miguel que me inspirou: “Contribua com a comunidade 1 hora por dia durante a semana e, se isso não trouxer resultado em um ano, pode parar”. E aí, você tem alguma dúvida que dá resultado?
Um grande abraço a todos! Até a próxima!
André Alves de Lima.
Minha opinião sobre o LightSwitch… Agrupamentos Simples no Report Viewer do VS 2010
MERECEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeeeeeu!! =)
Muito bom cara, acompanho seu trabalho nos foruns da msdn e vc está sempre presente, ajudando o pessoal, com certeza MERECEU!
“Contribua com a comunidade 1 hora por dia durante a semana e, se isso não trouxer resultado em um ano, pode parar”
Tenho 17 anos e estudo desenvolvimento e muito pouco tempo, mas pode ter certeza que quando puder ajudar seguirei esses passos.
Valeu!! Um grande abraço!!
Parabéns parceiro! You are the man! Aqui de longe, acompanhando o blog e mandando boas vibrações!
Valeu brother! Grande abraço!
[…] o tal Raptors on the Beach em Caraguatatuba e, dias antes do evento tive uma excelente notícia: fui nomeado Microsoft MVP em Client App Dev. Era algo que eu não imaginava que iria ocorrer (pelo menos não tão cedo) e que veio em ótima […]
[…] o tal Raptors on the Beach em Caraguatatuba e, dias antes do evento tive uma excelente notícia: fui nomeado Microsoft MVP em Client App Dev. Era algo que eu não imaginava que iria ocorrer (pelo menos não tão cedo) e que veio em ótima […]
Parabéns cara! Isso é o que todo profissional de .net sonha em ser, um MVP.
estou tentando participar ativamente dos foruns msdn e em poucos meses ja posso afirmar que é muito bom compartilhar e aprender com o pessoal. essa frase realmente é verídica:
“Contribua com a comunidade 1 hora por dia durante a semana e, se isso não trouxer resultado em um ano, pode parar”
um abraço
Bruno, valeu pelo comentário! É isso aí… Continue contribuindo que com certeza você será reconhecido! E, precisando de ajuda, é só falar… ;)
Abraço!
André Alves de Lima.
Andre muito bom o post.
Pena que aqui em Fortaleza as comunidades são muito restritas acho que tem muita panelinha, existe algumas mais conheço apenas de nome e poucas pessoas que participam e não tenho muito contato com elas, minha maior fonte de contribuir com a comunidade é o TechNet e participar de eventos on-line, tento fazer o Maximo possível pra ajudar pode ser que um dia desses a gente se encontre por ai em algum evento microsoft.
Forte abraço cara e parabéns novamente.
Ainda me inspiro no teu post:
“Metas para 2011”
rsrsrs.
valeu….
Olá Luiz! Muito obrigado pelo comentário! Não conheço as comunidades aí de Fortaleza, mas, sugiro que você tente entrar em contato com os líderes das comunidades por aí… Pode ser que a primeira vista seja panelinha, mas, no final das contas você vê que não é bem assim… =)
E as minhas metas pra este ano… Olhando novamente, provavelmente não vou conseguir cumprí-las.. =( … Mas, a gente continua tentando… =)
Abraço!
André Alves de Lima
Cara, meus parabéns, nada mais a dizer, seguirei seus conselhos!
Parabéns pela vitória amigo.
Continue com o belo trabalho junto a comunidade.
[…] caso você queira saber mais sobre o programa MVP da Microsoft, sugiro que você dê uma olhada neste artigo que escrevi uns tempos atrás sobre a minha trajetória até receber o meu primeiro tí…. Basicamente tudo depende de muito trabalho e […]
[…] 4) Chegando ao Microsoft MVPPost que escrevi logo que fui nomeado Microsoft MVP pela primeira vez (este ano renovei novamente, até agora, nomeado por quatro anos consecutivos). Explica muito bem o caminho que trilhei para chegar nesse prêmio e a emoção que eu estava sentindo naquele dia. […]
[…] Depois de uma pausa de três semanas devido a problemas pessoais e viagem de férias ao Brasil, finalmente voltei com as minhas transmissões semanais no Periscope. A primeira transmissão nessa nova temporada foi sobre o Programa Microsoft MVP. Neste vídeo, explico brevemente o que é o Programa Microsoft MVP, como foi o meu processo de entrada nesse programa lá em 2011 e também dou algumas dicas para você que está almejando o prêmio. Depois de assistir ao vídeo, confira também este outro artigo que eu escrevi na época em que eu fui nomeado pela primeira vez: Chegando ao Microsoft MVP. […]
[…] lembro claramente como eu fiquei feliz a primeira vez que recebi o prêmio Microsoft MVP em 2010. São anos de dedicação à comunidade que finalmente acabam sendo reconhecidos com a oportunidade […]
Como faço para colaborar com a comunidade através de meus conhecimentos em Excel e VBA?
Olá Jardiel!
Não conheço a comunidade de Excel e VBA, mas acho que um grande começo seria contribuindo com o fórum de VBA no MSDN Brasil:
https://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-br/home?forum=vbapt&filter=alltypes&sort=lastpostdesc
Abraço!
André Lima